sábado, 9 de agosto de 2014

Semifrio de Frutos Vermelhos


Esta foi uma das sobremesas frias feita para a festa dos 8 anos da Matilde. Funcionou na perfeição, só é pena dar "algum" trabalho. O bolo que está no centro, foi feito cá em casa, contudo pode-se simplificar e substituir por palitos La Reine ou por um pão-de-ló de compra.

Para o Bolo:                                               Para o Creme:

3 Ovos                                                        2 Iogurtes gregos naturais              frutos vermelhos q.b.
100 gr açucar                                              1 Lata de leite condensado
100 gr farinha                                              2 dl natas
raspa de 1 limão pequeno                            1 saqueta de gelatina tutti-fruti
                                                                   8 folhas de gelatina

1. O Bolo: batem-se os ovos, adicionando-se aos poucos o açucar, até se obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Junta-se a raspa do limão e em seguida a farinha em chuva (peneirada), envolvendo-se delicadamente. Vai ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 min, em forma redonda, untada co margarina e forrada com papel vegetal.

2. O Creme: Demolhar as folhas de gelatina em àgua fria, escorrê-las e derretê-las no microondas (sem deixar ferver). Bater as natas em chantilly.  Juntar os iogurtes ao leite condensado. Envolver bem as natas com o creme de iogurtes e adicionar as gelatinas.

3. Montagem: Partir o bolo ao meio, na horizontal, e colocar 1 rodela no centro de uma forma redonda de mola. As laterais da forma devem estar untadas com óleo. Deitar sobre a rodela do bolo os frutos vermelhos frescos ou cozinhados (eu cozinhei-os durante 15 min com 1 c.s. açucar e sumo limão). Deitar por cima cerca de metade do creme branco. Repetir a operação mais uma vez. Vai ao frigorifico até solidificar e só depois é que se completa com gelatina tutti-fruti arrefecida, preparada conforme vem na embalagem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário