terça-feira, 26 de agosto de 2014

Lombinhos de Porco com Camarão


Esta é a minha versão da tradicional "Carne de Porco à Alentejana". Na verdade, apenas troquei os bivalves por camarão, pois os restantes ingredientes são praticamente os mesmos. Um reparo apenas: cá em casa não consumimos camarão de aquícultura. Como também não é um ingrediente de consumo diário, preferimos pagar um pouco mais e adquirir camarão selvagem, de carne firme e branca e não elástica e sem sabor como é o outro. A receita apresentada foi executada no transacto fim-de-semana e as crianças também comeram (até a pequena Madalena, com 3 anos), razão pela qual não foram utilizadas pimentas nem picantes.

INGREDIENTES (para 6 pessoas)

2 Lombinhos de Porco (+/- 1 kg)
750 gr Camarão fresco ou congelado
6 dentes de Alho
1,5 dl de Vinho Branco
1 c.sobremesa de Massa Pimentão
1 c.chá Paprika ou Pimentão Doce
Sal q.b + Coentros, Pickles, Sumo de Limão

PREPARAÇÕES

Preparação da marinada: Corte os lombinhos em pequenos cubos e deite-os para uma tigela. Adicione os Dentes de Alho previamente laminados, a Massa de Pimentão, a Paprika, o sal e o Vinho Branco. Envolva bem com as mãos, tape a tigela com película aderente e deixe repousar durante 1 hora.
Preparação dos camarões: Descasque-os completamente, ou seja , retire a cabeça, patas casca e cauda. Com uma faca afiada, faça um golpe longitudinal no lombo de cada camarão e retire-lhe a tripa. Regue-os com sumo de 1 limão e reserve.

CONFECÇÃO

Leve uma frigideira larga ao lume com o fundo coberto por Azeite e Óleo, em iguais proporções. Acrescente a Preparação da marinada e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, até que a carne deixe de apresentar uma cor crua. Junte de seguida a Preparação dos camarões e deixe cozinhar mais 15 min. 

Retire a carne e os camarões para um recipiente de louça ou vidro com tampa. Regue com sumo de limão, acrescente os pickles picados e os coentros picados. Tape e reserve. Acrescente 2 c.sopa de margarina e 2c.sopa farinha ao liquido que ficou na frigideira e deixe apurar e engrossar um pouco. Rectifique temperos. 

Serve-se a carne, acompanhada por batatas fritas aos cubos e o molho à parte.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário