sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Salada de Atum com Vinagrete de Pistáchio


Pois é, como ainda está calor, continuamos a gostar deste tipo de saladas, que podem ser servidas frias ou mornas. Mais uma vez, um prato muito simples, barato e nutritivo. 

A BASE: massa cozida em àgua e sal (desta vez optei por uns Fusilli tricolor da "Milaneza", porque já tinha experimentado, são bons e são "made in Portugal")

OUTROS PARTICIPANTES: atum em azeite (em conserva), tomate cherry, mistura de alfaces e rúcula, azeitonas, pimento vermelho assado (descobri há algum tempo umas pequenas latas da marca "Auchan", pois têm qualidade e o tamanho adequado para usar em 2 ou 3 vezes)

VINAGRETE (para 4 pessoas): 1 dente alho + 50 gr miolo Pistáchio + 1 pequeno ramo de Rúcula e Salsa (cerca de 1 mão cheia) + 1 dl Azeite + 1 c.sobremesa Vinagre de vinho + 1 c.sobremesa Vinagre Balsâmico (redução) + Sal e Pimenta q.b

Colocam-se os ingredientes para o Vinagrete num copo liquídificador e trituram-se. Prova-se e rectificam-se os temperos (pode precisar de umas gotas de Sumo de Limão ou de mais um pouco de Vinagre Balsâmico).

Envolve-se a massa com o vinagrete e em seguida com os restantes ingredientes

Nota: o azeite da lata do atum deve-se utilizar na confeção do Vinagrete (nada se perde e tudo se transforma em mais sabor ....)

Sem comentários:

Enviar um comentário