segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Torta Vai Com Todos


Quando não temos nada doce em casa e nos apetece uma gulodice ou sobremesa, contrariamos o ímpeto de ir à pastelaria e fazemos esta torta, que se presta a diversas variações. Este é o tipo de bolo, na minha opinião, indicado para crianças e por isso não faço qualquer restrição ao seu consumo. Desta vez, fiz uma espécie de Creme Pasteleiro para o recheio, mas fica igualmente boa recheada com compota, marmelada ou creme de chocolate (Nutella, p.ex, se não quisermos ter trabalho)


INGREDIENTES
200 gr de Açucar
175 gr de Farinha
   6 Ovos
1 c.chá de Fermento
1 pitada de Baunilha 

Batem-se os Ovos com o Açucar, até se obter uma mistura espessa, fofa e esbranquiçada. Em seguida, acrescenta-se em chuva a Farinha+Fermento+Baunilha, que foram previamente peneirados. Mexe-se delicadamente, sem bater, até estar tudo bem incorporado.

Deita-se esta massa num tabuleiro de forno previamente untado, forrado com papel vegetal e novamente untado e polvilhado com farinha. Coze em forno moderado (170º) por 20 minutos.

CREME DE PASTELEIRO (versão): Num tachinho, misturam-se 3 c.sopa Açucar com 1 c.sopa Farinha e 3 Gemas e mexe-se bem. Junta-se 2,5 dl Leite previamente fervido com 1 casca de limão, mistura-se bem e vai ao lume até engrossar (neste fase, deve-se mexer sempre com uma colher pau ou vara de arames, para que não queime no fundo).

Retira-se o bolo do forno e desenforma-se para cima de um pano de cozinha, previamente polvilhado com açucar. Cobre-se de imediato com o creme e enrola-se para obter a forma de torta.

Sem comentários:

Enviar um comentário