sábado, 11 de outubro de 2014

Filete de Espada Preto no Forno com Migas de Arroz


Foi a primeira vez que confeccionei esta receita cá em casa. Tinha 2 grandes filetes de Peixe-Espada Preto congelados (que tinha trazido da Comporta) e não estava com vontade de jantar coisas fritas. Lembrei-me então de uma receita que a minha amiga Luisa Mendes (também conhecida, cá em casa, como "Tia Luisa") costumava fazer e que os miúdos dela (João e Pedro) gostavam muito.

Assim sendo, coloquei mãos à obra e o resultado final foi compensador. Todos gostámos muito. Penso que não fiz grandes alterações à receita original (mas isso, só a Luisa é que pode comentar...)

PARA OS FILETES NO FORNO (4 pessoas)
600 gr de Filetes de Peixe-Espada Preto
Sal, Pimenta, Folha de Louro, Sumo de Limão e Azeite q.b.
6 Chalotas
2 Ovos
Farinha e Pão ralado
1/2 copo de Vinho Branco

1º) Tempere com 30 minutos de antecedência o peixe com Sumo de Limão, Sal e Pimenta. Aqueça o forno nos 180º. Lamine as Chalotas.

2º) Escorra os Filetes e passe-os sucessivamente por Farinha, Ovo batido e Pão Ralado.

3º) Prepare um tabuleiro de forno ou pirex. Coloque um fio de azeite no fundo. Cubra com as chalotas laminadas. Disponha os filetes sobre esta cama de chalotas e regue-os generosamente com azeite. Acrescente por fim o Vinho Branco e Folha de Louro (o vinho branco não deve ser deitado em cima dos filetes). Vai ao forno durante cerca de 20-25 minutos.

PARA AS MIGAS
Arroz branco já cozinhado (usei sobras de arroz da véspera)
1 lata de Feijão Frade
Bróculos (apenas a flor)
1 dente de Alho
Azeite e Sal

Coloca-se um pequeno tacho ao lume e cobre-se o fundo com azeite até aquecer. Adiciona-se o alho laminado muito finamente e logo em seguida a flor dos bróculos (depois de aparado o bróculo com uma tesoura ou faca, ficamos apenas com um pequeno granulado verde). 2 minutos ao lume, para não queimar o alho. Adiciona-se em seguida o Feijão escorrido e por fim o arroz. As proporções são ao gosto de cada um. Rectificam-se os temperos de sal

No empratamento usei Agriões e redução de Vinagre Balsâmico.

Sem comentários:

Enviar um comentário