quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O Meu "Spaghetti alla Carbonara"


Esta é a minha versão de esparguete à Carbonara, com menos gordura (não usei queijo) e com introdução de vegetais (usei feijão-verde "fradinho"). O incentivo para avançar, veio dos nossos amigos Salvatori. Da sua última visita a Itália, veio na mala um naco de "Guanciale", para além de umas tiras da famosa "Pancetta". Já utilizei ambos e ficámos maravilhados com os sabores, bem diferentes do nosso bacon. Bem hajam, Giulio e Elsa, só tenho pena não termos partilhado estas experiências gastronómicas em conjunto.

A "Guanciale" (segundo apurei após alguma pesquisa) é bochecha de porco não-fumada, passada por sal e grãos de pimenta, sendo comercializada após uma cura de pelo menos 3 semanas. Tem um aroma suave e adocicado, que confere uma outra dimensão de sabor a este tipo de pratos.

INGREDIENTES (para 4 pessoas)
300 gr Esparguete
200 gr de Guanciale
200 ml de Natas
2 Ovos
150 gr Feijão Verde "Fradinho"
1 Dente de Alho
Sal, Pimenta e Sumo Limão q.b.

1º) Cozer o Esparguete em àgua a ferver, temperada com sal;
2º) Cortar a Guanciale em cubos/tiras e alourar na frigideira, parar retirar alguma da gordura;
3º) Cozer o feijão Verde em água a ferver, temperada com sal;
4º) Bater ligeiramente os Ovos com um pouco de sal e pimenta. Incorporar as Natas;
5º) Escorrer a àgua do Esparguete, introduzir o dente de Alho e a Guanciale. Envolver bem. Fora do lume, acrescentar a mistura de Ovos e Nata. Levar ao lume durante alguns minutos, até engrossar, mas sem ferver para não talhar
6º) Por fim, acrescentar o Feijão-Verde cortado em pequenas tiras e servir de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário