Receita antiga, que me foi oferecida por uma antiga senhoria quando ainda era estudante universitário. É a receita original, sem alterações. Devem ser cumpridas as quantidades indicadas, sob pena do resultado final não ser o melhor. Dá para cerca de 50-60 broas. Quem já provou, diz serem uma delicia .....
INGREDIENTES
1 kg de Batata-Doce cozida, em puré (cozida em água, sem sal)
1 Kg de Açucar refinado
125 gr de Côco
125 gr de Amêndoa ralada, sem pele
5 gemas
2 dl Água
Raspa da casca de 3 tangerinas (ou a casca de 2, triturada)
Gemas q.b. (para pincelar)
Farinha q.b.
Levar um tacho ao lume com os 2 dl Água e o Açucar, até fazer ponto forte (cerca de 10 minutos, a partir do momento em que levanta fervura)
Em seguida, acrescentar o puré de Batata-doce, o Côco, a Amêndoa ralada e a raspa das Tangerinas. Sempre ao lume, envolve-se bem e mexe-se continuamente durante alguns minutos, até secar um pouco.
Fora do lume, acrescentam-se as Gemas que foram previamente desfeitas e volta ao lume mais um pouco (mexendo sempre), apenas para que as gemas cozam.
Esta massa deve arrefecer num recipiente de louça ou vidro, de um dia para o outro.
Para moldar (ou tender) as broas, deve-se preparar um prato com farinha, onde se vão colocando pequenas porções de massa. Com a ajuda da farinha, moldam-se individualmente as broas, que se colocam de seguida num tabuleiro de forno, previamente forrado com papel vegetal.
Pincelam-se com gema de ovo e vão ao forno a cerca de 160º durante cerca de 20 minutos. Descolam-se apenas depois de frias.